Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CERVEJA - ESTILOS parte II - ALES NORTEAMERICANAS


ALES NORTE AMERICANAS
A história da cerveja nos Estados Unidos foi dividida por várias fases, desde o seu liberalismo passando por um conservadorismo extremo e voltando para um desenvolvimento mais balanceado. No início influenciado por vários estilos dos europeus, em 1620, as primeiras cervejas marcaram com a chegada ao país através de imigrantes ingleses. Depois vieram os irlandeses, os escoceses e alemães. Com a lei seca e suas proibições, ocorreu uma estagnação, mesmo embora já houvesse os estilos ingleses de pale ales e stout, assim como as pilsen alemães no mercado. A quem diga que isto possa ter empobrecido o perfil sensorial do norte americano, porém sendo hoje o maior produtor de cerveja do mundo, é notória a existência do maior número de estilos de cerveja que qualquer outro pais possa ter. A cervejaria Dogfish Head (1995) ou até mesmo a Schlafly produzem uma variedade enorme de estilos de cervejas utilizando especiarias não muito convencionais, como pimenta, baunilha e uva passas. E o que era proibido durante a lei seca, passou a contar com uma lei que foi aprovada em 1978 pelo presidente Jimmy Carter permitindo a produção de cervejas em casa. Falar em estilos de cerveja americana é difícil por causa da grande variedade, copiando estilos e possuindo os seus próprios. Vamos abaixo listar alguns característicos deste país rico também em história cervejística.
AMBER ALE
Estas cervejas sao robustas e de cor avermelhada/acobreada, sendo desenvolvidas no nordeste americano. Possuem um gosto forte caramelado, são encorpadas, e tem um balanceamento entre o malte e o lúpulo. Normalmente uma Pale Ale é mais forte em lúpulo. Sua densidade original fica em entre os 1.045 a 1.060 e tento um teor alcoólico entre 4.5 a 6.2. Seu amargor fica na escala IBU de 25 a 40. Carbonataçao de moderada a alta com bastante retenção de espuma.
CREAM ALE
Este estilo mais leve de cerveja, refrescante e suave que iniciou-se no meio do oeste na última metade do século 19 como uma variação das cervejas pilsen. São cervejas essencialmente ales, mas feitas com fermento lager em temperaturas de ales. Ela utiliza grãos de 6 fileiras e também milho como adjunto. Tem bastante gosto do grão devido ao fermento lager em alta temperatura. Sua densidade original fica em torno de 1.042 a 1.055, tem cor dourada, pouco amarga de IBU entre 15 e 20 e são bem carbonatadas.
STEAM ALE
A corrida do ouro na Califórnia arremete ao tempo desta cerveja popular que foi inicialmente elaborada na Califórnia (São Francisco) entre 1850 e 1920. Com a proibição da fabricação, a cervejaria Anchor que possuíam a patente de “Steam Beer” passaram a chamá-la de “California Common” e conseguiram manter esse estilo único. Assim como a Cream Ale, ela também é elaborada com fermento lager em temperaturas altas e são bem lupuladas. Com índice de amargor entre 28 e 40 IBUs, elas eram produzidas num período pequeno de fermentação diretamente nos barris. O Krausen (nuvem que aparece no fermentador após a primeira fermentação) era utilizada para a carbonataçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário