Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CERVEJA - ESTILOS parte I - ALES BRITANICAS


ALES BRITANICAS
Como vamos falar sobre diferentes estilos e um pouco de história, vou separar por regioes. A primeira que separamos aqui é a da antiga regiao da Gra-Betanha.
Os elementos comuns deste estilo de cerveja são a coloração âmbar acobreada, amargor de médio para alto e baixa a moderada carbonataçao. Um sabor éster de frutas
Existem versões norte americanas destas clássicas oriundas do Reino Unido, mas como eles mesmos reconhecem, são menos complexas. Para quem tomou uma Fullers (IPA, ESB), ou a Traquair (scotch ale), até mesmo a Guinness (dry stout) ou Mackeson (sweet stout), sabe do que estamos falando aqui. Não podemos esquecer das famosas Barley Wine e Imperial Stout que mais tarde foram produzidas para o mercado russo, sendo estas consideradas as mais fortes com conteúdo alcoólico próximo de um vinho. Veja alguns estilos:
PALE
A Cervejaria Bass in Buton, Trent na Inglaterra foi fundada em 1777 por William Bass e foi uma das primeiras na região. A cerveja Bass Ale é derivada das antigamente chamadas “Ales Reais” que foram massivamente produzidas nos séculos 18 e 19, originariamente servidas com pouca a quase nenhuma carbonataçao.
Esta cerveja tem de médio a alto grau de lupulagem conferindo acentuados sabores e aromas de lúpulo, as vezes também conferindo aroma e sabores maltados e/ou caramelados, com um fino, digamos, calor alcoólico. Corpo médio a denso, e a carbonataçao é normalmente baixa, com excessao das comercialmente exportadas/engarradas. Devido aos subprodutos dos fermentos ingleses, esta cerveja pode conter sabores e aromas ésteres frutados (o que não é considerada uma falta para este estilo). Sua densidade varia em média entre 1.048 a 1.062 de O.G. e o nível de amargor fica entre 30 a 50 IBU. Sua coloração fica entre o dourado e o cobre tendo como graduação alcoólica a média de 4.6% a 6.2%.
IPA (INDIA PALE ALE)
A cervejaria Bow no final do século 17 iniciou o comércio de cervejas para o Leste da Índia e entre suas cervejas, um tipo bem lúpulada, de alta densidade e de fermento bem atenuante. Esta cerveja com tais propriedades de lúpulo passou a ser ideal para as longas viajens entre Inglaterra e Índia no tempo da colonização (British Raj - 1958 a 1947). Deu-se início a comercialização de uma cerveja mais amarga, porém de maior durabilidade. Sem contar com as vantagens de comércio para aquela época.
Esta cerveja é bem lúpulada por adições múltiplas na fazes de sua elaboração, razoavelmente mais forte que as pale ales, possuem em média 40 a 60 IBU, chegando até a existir versões de IPAs na marca de 120 IBU. Coloração parecida com as pale ales e de carbonataçao moderada.
BROWN
Não existe uma confirmação clara de quando esta cerveja tenha sido iniciada, mas datam de mais de 800 anos, de coloração marrom que inicialmente possuía sabores defumados mais relacionados ao estilo de produção, este nome, que no passado foi utilizado até de forma trocada entre Porters e Stouts, no século 19 passou a ser distinguido propriamente.
Esta cerveja possui pelo menos 3 versoes bem famosas, sendo 1 versao nortista (Newcastle), 1 versao sulista (Londres) e a norte americana. Elas tem em média densidade original de 1.040 a 1.052, de coloração âmbar escura e amargor entre 20 e 30 IBU. Tanto a maltagem quanto amargor são moderados, com um nível de doçura presente em função dos maltes caramelados. No caso das cervejas inglesas, elas são mais maltadas e menos amargas, tendo a doçura do caramelo cor bem amarronzada e até lembrando sabor de uvas passas, sendo produzidas com uma densidade inicial entre 1.035 e 1.042 com baixo amargor entre 12 e 20 IBU. Já as norte americanas a produção faz em média cervejas de densidade original entre 1.045 e 1.060 com maior amargor tendo de 20 a 40 de IBU. Estas cervejas tem maltagem e corpo médio, são um pouco secas e mais amargor do que as inglesas.
PORTER
Porter tem relatos do século 17 e seu nome deriva de sua popularidade com os carregadores/bagageiros dos rios e ruas londrinas. A cerveja por outro lado derivou de um brown ale mais forte. Esta cerveja segundo histórico variou muito até chegar nos dias de hoje sendo considerada de baixo nível alcoólico nos dias de hoje, sendo a Stout sua versão mais forte, mais escura.
DRY IRISH STOUT
A cervejaria Guinness (fundada em 1759 em St James, Dublin) iniciou na Irlanda iniciou a produção de uma cerveja denominada Stout Porter em 1820, mas esta espressao “stout” para cerveja já aparece em manuscritos em 1677. Cerveja forte, escura, seca, com sabor de café. A mais famosa é a Guinness Stout. Existem também outras stouts que sao conhecidas como “Russian” Imperial Stout, Oatmeal Stout, Milk Stout e Chocolate Stout
Utiliza mais malte chocolate/carafa e mais lúpulo.
RUSSIAN IMPERIAL STOUT
Apesar do nome essa cerveja é estilo inglês. A cervejaria Thrale em Londres produziu este estilo de cerveja para atender um requerimento da corte dos czares russos (Catarina II) no início do século 18. Atualmente a Guinness e a Boston Beer Company (Samuel Adams) também produzem este estilo de cerveja.
Esta cerveja é encorpada e complexa, rica em malte e, portanto bem alcoólica, possuindo bastante amargor. Nível alcoólico entre seus 8 % a 12 % com densidade original (OG) em entre 1.075 e 1.115 e amargor variando entre 50 e 90 IBUs. Carbonataçao de baixa para moderada.
SCOTCH
No século 18 e 19 a Escócia era considerada a maior exportadora de cerveja para Inglaterra, vendendo inclusive lagers. Região boa para o plantio de grãos de cevada dedicada a produção de uísque, a região sul dedicou parte dessa colheita para a produção de cerveja. Como não possuía um solo bom para produção de lúpulo, pagava caro para obter esta erva da Inglaterra, optando muitas vezes para especiarias, ervas e até a chamada quassia, planta com efeitos similares aos do lúpulo.
Esta cerveja, em função de muita diferenças em relação as ales inglesas, são normalmente bem encorpadas e maltadas, e com atenuação baixa de fermento. O amargor tende a ser mais baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário