Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CERVEJA ARTESANAL E FILTRAGEM - PARTE IV - TRASFEGA


Pra quem faz cerveja caseira, dependendo do tipo de recipiente utilizado para fermentação, é um problema quando se faz a trasfega do fermentador para a panela cervejeira antes mesmo de se fazer o envase. Por exemplo, no caso de balde fermentadores simples ou sifões de água, estes são mais fáceis de se correr o risco de quando da trasfega para a panela cervejeira para o envase, ter parte da borra de fermento que ficou embaixo do fermentador vir junto. É normal ter um depósito pequeno de fermento na garrafa, mas não 1 centímetro !!!
Então a dica para quem utiliza tanto o sifão quanto o balde fermentador simples é ter uma bomba manual para trasfega de fermentadores. No caso do sifão, esta bomba  não chega até o final do recipiente, mas pode ajudar a controlar o processo de trasfega e depois com cuidado você pode passar a cerveja restante do fermentador para a panela cervejeira. No caso do fermentador simples, a mangueira alcança bem. Mas lembre-se, fique de olho pra não deixar que a mangueira que vai até o fundo não fique puxando o fermento indesejável nesta fase.
Quando adicionar o priming a cerveja na panela, calcule corretamente a quantidade relativa a quanto você tem de cerveja, misture corretamente e aguarde pelo menos uns 10 minutos com a tampa fechada. Quando envasar, fique de olho no final da panela pra não trazer fermento demais na garrafa ou barril.
Acredito que estas dicas podem ajudar bastante no processo de filtragem para quem quer fazer cerveja artesanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário