Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CERVEJA ARTESANAL E FILTRAGEM - PARTE III - WHIRLPOOL

Outra fase importante que demanda atenção para filtragem é quando devemos utilizar o método Whirlpool, após a fervura do mosto.
O objetivo do Whirlpool é concentrar todo o lúpulo e qualquer outro adjunto no centro da panela de fervura para que quando o mosto for devidamente resfriado para transferi-lo para o fermentador, arraste o menor número de partículas. As literaturas normalmente não mencionam o sentido em que você deve fazer o redemoinho com a colher, mas realizá-lo por 3 ou 4 minutos e aguardar por pelo menos 10 a 15 minutos. Tenho realizado o whirlpool no sentido anti-horário já que os movimentos espontâneos deste evento se comportam nesta direção aqui no hemisfério sul, mas não vejo isto como um problema, o mais importante é a realização é o movimento realizado de forma intensa por um período de pelo menos 2 minutos, o que já seria considerado razoável. Como estamos falando em cerveja artesanal, fica a dica para que ao transferir o mosto para o fermentador, se preste atenção ao final da transferência, se o trub não passará pela torneira.
Atualmente existem no mercado os tabletes de whirfloc e também o Iris moss que podem ser adicionados aos 15 minutos antes do término da fervura para melhorar a sedimentação do trub, mas não tenho notado em minhas produções muita diferença entre a utilização ou não deste produto.
It’s up to you !

Nenhum comentário:

Postar um comentário