Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Motores Chrysler LA

Motores Chrysler LA

Os motores LA formam uma família de motores a gasolina com bloco em V a 90º com válvulas no cabeçote (OHV – over head valve) com sistema de varetas, construídos pela Chrysler Corporation e instalados de fábrica em veículos de passeio, caminhões e vans, veículos comerciais, marinhos e aplicações industriais entre 1964 a 2003. As câmaras de combustão são em formato de cunha (wedge-shaped) ao invés de câmaras de combustão poliesféricas (polyspherical) do seu predecessor modelo A ou câmaras hemisféricas como no motor Chrysler Hemi. Todas são de ferro fundido, exceto no Viper V10, que é de alumínio. Os motores LA foram fabricados na planta Mound Road da Chrysler em Detroit, Michigan e também nas plantas no Canadá e México.

Os motores LA produzidos foram:


273 V8

O 273 (4.5 L) foi o primeiro motor LA, introduzido em 1964 e oferecido até 1969, com 180cv. Com 3,625 pol (92 mm) de diâmetro e 3,31 pol (84 mm) de curso com tuchos mecânicos até 1968, a partir desse ano foram introduzidos tuchos hidráulicos. Uma versão especial também foi disponibilizada somente em 1966 – usava um comando de válvulas de 0,500 pol (12,7 mm), o coletor de escape era em tubo de aço e o carburador de corpo quádruplo Holley, produzindo 275cv (1cv / CID). Disponível somente para o Dodge Dart norte americano, o carro então equipado era chamado "D-Dart". Uma versão 235cv (175 kW) com um comando menos agressivo e sem o coletor tubular era disponível nos Darts de produção, Valiants e Barracudas de 1965 a 1967 e standard somente no modelo Barracuda Formula S.
Os veículos que utilizam o 273:
· Dodge Dart Americano 1964–1968
· Plymouth Barracuda 1964–1968
· Plymouth Belvedere
· Dodge Coronet
· Plymouth Satellite
· Plymouth Valiant 1964–1968
· Guia 450 SS 1966–1967

318 V8


O 318 LA era um 318 CID (5.2 L) igual ao 318 A. Assim como o 318 A, o LA tinha diâmetro maior que o 273 com 3,91 pol (99 mm) e curso de 3,31 pol (84 mm). Apareceu logo depois do 273, em 1967, e obteve sucesso comprovado. Essa versão de motor ficou disponível até 1991 quando foi substituído pela versão Magnum (abaixo). Utilizava tuchos hidráulicos e carburador de corpo duplo na maioria da produção, embora os carburadores de corpo quádruplo Carter Thermo-Quad e Rochester Quadrajet foram utilizados pela polícia norte americana até 1978. O 318 recebeu tuchos roletados e cabeçote de rápida combustão (fast-burn) em 1985. Injeção eletrônica de combustível era equipamento de fábrica nos Chrysler Imperial de 1981 a 1983. De 1988 a 1991 um novo sistema de injeção de combustível foi utilizado para aplicações em caminhões e vans.
Os veículos que utilizam o 318:
· Chrysler Fifth Avenue 1984–1989
· Chrysler Imperial 1981–1983 (fuel injection)
· Chrysler Valiant 1968–1981
· Chrysler LeBaron 1977–1981
· Chrysler Imperial 1981–1983
· Chrysler Cordoba 1975–1983
· Dodge Charger
· Dodge Challenger
· Dodge Coronet
· Dodge Dart 1968–1976
· Dodge Diplomat 1977–1989
· Dodge Dakota 1991
· Dodge Aspen 1976–1980
· Dodge Demon 1971–1972
· Dodge Dart Sport 1973–1976
· Dodge Ram 1967–1991
· Dodge Ramcharger
· Dodge Ram Van
· Dodge Mirada 1980–1983
· Plymouth Fury
· Plymouth Valiant 1968–1976
· Plymouth Satellite
· Plymouth Gran Fury 1972–1989
· Plymouth Belvedere
· Plymouth Volaré 1976–1980
· Plymouth Barracuda 1968–1974
· Plymouth Duster 1970–1980

340 V8


Como as guerras de poder em Detroit aqueceram em meados dos anos 60, a Chrysler decidiu produzir um V8 small block especialmente projetado para aplicações de alta performance. O resultado dessa decisão foi o 340 CID, oito cilindros em V. Os engenheiros da Chrysler aumentaram o diâmetro do cilindro do 318 para 4,04 pol (103 mm) e mantiveram o curso de 3,31 pol (84 mm). Prevendo cargas maiores exigidas nas corridas, os engenheiros adaptaram um virabrequim de aço forjado ao invés de ferro fundido nodular usado no 318. Um carburador de corpo quádruplo foi acoplado a um coletor de admissão duplo. Esta configuração de admissão recebeu ainda um jogo de cabeçotes que são ainda considerados um dos melhores daquela época. Os cabeçotes de alto-fluxo com grandes dutos utilizavam válvulas de admissão de 2,02 pol (51 mm) e escape de 1,60 pol (41 mm). Para aproveitar o fluxo de ar melhorado foi adaptado um comando agressivo. A potência gerada (oficialmente divulgada) era de 275cv (205 kW) para o quádruplo e 290cv (216 kW) para a versão 6-pack (corpo sêxtuplo) com três carburadores de corpo duplo. Em 1970, a Chrysler ofereceu uma versão especial do 340 para uso no Challenger TA e o Cuda AAR. O motor "TA" tinha bloco reforçado e adaptado para permitir quatro parafusos no mancal central, corrente dupla para a taxa de compressão de 10,5:1. Os cabeçotes tinham dutos maiores comparados ao 340 standard e balanceiros que permitiam que as varetas ficassem afastadas dos dutos de admissão para melhora do fluxo de ar. Utilizava coletor de admissão de alumínio com três carburadores Holley de corpo duplo e sistema duplo de ignição. O 340 ganhou reputação no mercado por superar muitos motores maiores e mais pesados, com benefícios obtidos por ser relativamente leve.

Os veículos que utilizam o 340:
· Chrysler Valiant Charger (Austrália)
· Dodge Challenger
· Dodge Charger
· Dodge Dart
· Dodge Super Bee
· Plymouth Barracuda
· Plymouth Duster
· Plymouth Road Runner
· Plymouth Sport Fury GT
Este motor também equipou o French Monica 560.
360 V8
Plymouth Barracuda 1974
O 360 LA (5.9 L) tem 4,00 pol de diâmetro e 3,58 pol de curso. Foi lançado em 1971 com carburador de corpo duplo. O 360 utilizava cabeçotes do 340 com duto de admissão grande e válvulas de admissão menores (1,88 pol). Em 1973 foi lançada uma versão com carburador quádruplo. Em 1974, o 360 se tornou o mais potente motor LA com o fim da produção do 340. Após 1980, o 360 foi inicialmente utilizado nas pickups Dodge Ram e vans. Com rumores a respeito de uma possível exceção a ‘carros especiais de fábrica', os Diplomat da policia não receberam o 360 como acessório ‘de fábrica’, entretanto o 360 era disponível nos pacotes 'opcionais' para o público. O 360 foi substituído em 2003 pelo 5.7 L Hemi.
Os veículos que utilizam o 360:
· Chrysler 300
· Chrysler Valiant e Valiant Charger (Austrália)
· Chrysler by Chrysler (Austrália)
· Chrysler Cordoba 1975–1979
· Chrysler LeBaron 1978–1979
· Chrysler New Yorker 1977–1981
· Chrysler Newport 1971–1981
· Dodge Aspen 1976–1980
· Dodge Challenger 1974
· Dodge Charger 1974–1978
· Dodge Coronet 1974–1976
· Dodge Dart 1974–1976
· Dodge Diplomat 1978–1979
· Dodge Magnum 1978–1979
· Dodge Monaco 1971–1978
· Dodge Polara 1971–1973
· Dodge D Series 1971–1980
· Dodge Ram 1981–1991
· Dodge Ram Van/Dodge Ram Wagon 1979–1991
· Dodge Sportsman/Dodge Tradesman 1971–1978
· Dodge Ramcharger 1974–1991
· Plymouth Barracuda 1974
· Plymouth Duster 1974–1976
· Plymouth Fury 1971–1978
· Plymouth Gran Fury 1975–1977, 1980
· Plymouth Voyager 1974–1983
· Dodge St. Regis 1979–1981
· Plymouth Volare and Dodge Minivans 1976–1980
· Dodge Lil' Red Express 1978–1979
· (na forma modificada Bristol)
o Bristol 603
o Bristol 412
· (na forma modificada Bristol com turbocharger)
o Bristol Beaufighter
o Bristol Brigand
o Bristol Beaufort


239 V6


O 239 V6 é um 239 CID (3.9 L) V6 lançado em 1987 para uso nas pickups Dodge Dakota e para substituir o antigo e longo seis cilindros inclinados slant-6 (foto acima). É essencialmente uma versão seis cilindros do 318 V8. Produzia 125cv (93 kW) com 195 lb·ft (264 N·m) de torque até ser substituído pelo Magnum 3.9 em 1992. Em 1987 utilizava carburador de corpo duplo Holley e tuchos hidráulicos. Em 1988 recebeu injeção eletrônica EFI (throttle-body fuel injection) e tuchos roletados que permaneceram até o Magnum 1992.
Motores Magnum

A família LA foi modificada e nomeada de Magnum V6 e V8 em 1992. Embora os motores Magnum 3.9, Magnum 5.2 e Magnum 5.9 (acima de 1993) fossem baseados nos 239, 318 e 360 respectivamente, muitas peças foram alteradas, portanto não são tecnicamente motores LA (as únicas peças que foram na realidade mantidas são os virabrequins e as bielas). Os cabeçotes Magnum utilizam sistema de lubrificação diferenciado, balanceiros montados individualmente (tipo AMC), bomba de água CCW e um sistema de armazenamento melhorado. Os engenheiros da Chrysler re-projetaram os retentores de óleo do virabrequim para melhorar a vedação do motor. A Chrysler oferece uma linha de motores chamados ‘crate engines’, são motores completos baseados no Magnum e projetados para adaptação em ‘muscle cars’ mais antigos e street rods e que requerem poucas adaptações. Uma das mudanças para facilitar essas adaptações foi utilizar bomba d’água de 1970-93 de forma que as polias e suportes dos mais antigos pudessem ser utilizados, foi também utilizado coletor de admissão para carburador ao invés de injeção eletrônica. Com eixo comando de válvulas ‘high-lift’ e coletor de admissão simples, o motor Magnum 360 alcançava os 380cv (280 kW) com cabeçotes Magnum. Modelos mais recentes "R/T" u equipados com cabeçotes de alumínio produziam 390cv (290 kW). Um kit de conversão 425HP para injeção eletrônica também está disponível para esse motor.
Magnum 5.2

O Magnum 5.2, lançado em 1992, foi um desenvolvimento evolucionário do 318 com o mesmo CID. O desenvolvimento do Magnum incluiu a injeção de combustível multiponto, novo cabeçote com câmara de combustão fechada, novo ângulo de válvula higher-flow, levantamento das válvulas aumentado e novos coletores de exaustão e admissão. Potencia até 230cv (170 kW) e torque de 300 lb·ft (410 N·m). A produção do Magnum 5.2 encerrou com o modelo 2003 da Van Dodge Ram. Esse motor foi substituído pelo novo 4.7 L PowerTech V8.
Os veículos que utilizam o Magnum 5.2:
· Dodge Dakota 1992–1999
· Dodge Ram 1992–2001
· Dodge Durango 1998–1999
· Dodge Ramcharger 1992–1993
· Dodge Ram Van 1992–2003
· Jeep Grand Cherokee 1993–1998

Magnum 5.9

O Magnum 5.9 é uma evolução do 360. Recebeu o nome de Magnum V8 com os mesmos coletores novos, cabeçotes e injeção de combustível que o Magnum 5.2 em 1993. A potência naquele ano era 230cv (170 kW) e torque de 330 lb·ft (449 N·m). O motor finalmente produziu 250cv (190 kW) e torque de 345 lb·ft (469 N·m) na versão utilizada na pickup Dakota RT. Em 2003 o 5.7 L Hemi V8 começou a substituir este motor nos veículos em produção.
Os veículos que utilizam o Magnum 5.9:
· Dodge Dakota 1998–2003
· Dodge Ram 1992–2002 (e modelos anteriores a 2003)
· Dodge Ram Van/Dodge Ram Wagon 1992–2003
· Dodge Durango 1998–2003
· Dodge Ramcharger 1992–1993
· Jeep Grand Cherokee 1998 5.9 Limited LA BESTIA

Magnum 3.9
O 3.9 L (239 CID) V6, como os V8 5.2 e 5.9, receberam o novo cabeçote Magnum, indução e sistema de gerenciamento de motor assim como o nome Magnum em 1992. É essencialmente um Magnum 5.2 com dois cilindros a menos, exatamente como com o velho 239 V6 e 318 V8. A potência aumentou substancialmente para 180cv (134 kW) e o torque de 195 lb·ft (264 N·m) para 220 lb·ft (298 N·m). Em 1994 o coletor de exaustão foi reduzido em tamanho e isso reduziu a potência do motor para 175 hp (130 kW). A pickup Dodge Dakota 2003 foi o último veículo a ser produzido com esse motor. No modelo 2004 foi totalmente retirado de produção e substituído pelo motor 3.7 L PowerTech V6.
Os veículos que utilizam o Magnum 3.9:
· Dodge Dakota 1992–2003
· Dodge Ram Van/Dodge Ram Wagon 1992–2003
· Dodge Ram 1992–2001


8.0 Viper V10


Motor V10 Viper

O Viper V10 é baseado na família LA e apareceu no Dodge Viper em 1992. Foi concebido e prototipado como um Magnum 5.9 com dois cilindros a mais e curso mais longo de 3,88 pol
(99 mm). Os blocos prototipados eram fundidos pela Lamborghini, na época uma divisão da Chrysler. Perceberam que o projeto de varetas duplas (two-valve pushrod, na foto) que era adequado para aplicação em pickup no qual o motor foi concebido originalmente, era impróprio para um carro de performance.

A primeira geração do motor V10 do Viper era de 8.0 L (488 CID) e produzia 400cv
(298 kW) e torque de 465 lb·ft (630 N·m). A segunda geração do motor, também era 8.0 L, produzia 450cv (336 kW) e torque de 490 lb·ft (664 N·m). A terceira geração do motor, introduzida no Viper 2003, tinha 8.3 L (505 CID) e produz 500cv (373 kW) e torque de 525 lb·ft
(712 N·m). A produção do motor V10 começou em Mound Road Engine antes de ser mudada em maio de 2001 para Conner Avenue Assembly, onde o Viper é construído. O V10 Viper foi instalado na pickup Dodge Ram SRT-10, ganhando o prêmio Guinness World Record por ser a pickup mais rápida em produção (mais tarde vencida pela fabricante de carros australiana Holden Special Vehicles com a HSV Maloo que utiliza o motor Corvette LS2).


A moto conceito Dodge Tomahawk também utiliza este motor V10 do Viper.
O motor V10 foi também vendido para a fabricante de carros de luxo britânico Bristol Cars. O Bristol Fighter e equipado com um V10 frontal, modificado para produzir 525cv (391 kW) aumentando para 550cv (410 kW) em alta velocidade. No mais potente, o Fighter S, o motor é preparado para produzir 628cv. A Bristol Cars anunciou recentemente o Fighter T, no qual o V10 e ainda mais preparado e produz 1.012cv (755 kW) a 5.600 rpm.

Magnum V10

Quando o 8.0L 488 CID V10 Magnum estreou para as pickups Dodge Ram 2500 e 3500 em 1994, era o mais potente motor a gasolina para o público consumidor de pickups. Oferecia bem menos potência que o V10 do Viper e utilizava bloco e ferro fundido. A potência era de 310cv (230 kW) e o torque de 450 lb·ft (610 N·m). Foi descontinuado depois do modelo 2003.

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