Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CERVEJA E ANTIBIÓTICO



Luz ultravioleta florescente emitida contra esqueleto 
ósseo indicando a presença de tetraciclina

Segundo o Jornal Americano de Antropologia, uma análise química feita nos ossos de ancestrais da Núbia, Sudão (sul do antigo Egito) mostrou que eles consumiam o antibiótico tetraciclina regularmente.








Estrutura da Tetraciclina

Tetraciclina é um antibiótico produzido por uma bactéria chamada Streptomyces, indicada para o uso de várias infecções bactericidas, sendo um inibidor da síntese protéica. É comumente utilizada para tratamento de acnes, rosácea, historicamente importante na redução do número de mortes por cólera, tratamentos dentais (gengivas), entre outros.



O que tem a ver com Cerveja? 


Cozinha Egípcia 
Estes povos (egípcios e jordanianos) faziam uma cerveja (não exatamente como a conhecida nos dias de hoje), rica em tetraciclina para fins terapêuticos. Tudo isso há mais de 1500 anos. Para se ter uma idéia, a penicilina foi descoberta só em 1928 (a tetraciclina em 1948). Segundo estudo, os cientistas afirmam dizer que, empiricamente, estes povos sabiam o que faziam.

A bactéria em questão era encontrada no solo onde eram colhidos os grãos para o feitio da bebida fermentada. O estudo foi realizado de forma minuciosa, dissolvendo os ossos em floreto de hidrogênio, indicando níveis saturados de tetraciclina, evidenciando que os povos utilizavam este antibiótico já há um longo tempo, sendo conhecedores do processo de fermentação para utilização da droga. De coloração dourada, cor reverenciada pelos povos, e curativa, foi por muito tempo encorajado em sua propagação.
Este mesmo grão utilizado atualmente na África representa cerca de ¼ da produção de cerveja. Pela alta quantidade de tetraciclina, não haveria outra forma de consumo diário a não ser que consumida por líquido, ou mingau fermentado azedo (mais provável conhecido como bosa na África), pois a grande quantidade desta bactéria sob o solo só poderia ser consumida desta forma, e não apenas como a de pão, onde a bactéria não cresce de forma tão quantitativa como no caso de um mingau fermentado. Não haveria possibilidade de sequer se ingerir sob forma de lama ou algo parecido.


O que dizer deste líquido fermentado dourado como instrumento de salvação da civilização ?
SAÚDE !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário