Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CERVEJAS - Experiencias cervejísticas

Amigos, está sendo difícil fazer cerveja pra tantos amigos. Mas nao custa nada falar sobre um assunto que empolga, a gente fica até chato as vezes. Recentemente fomos convidados para postar uma mensagem como cervejeiro do mes no site //www.cervejando.com/cerv13.html pelo mestre cervejeiro Norberto Herreiro que está nesta vida chata desde 1984 ... hehehe. Lá pudemos falar sobre algumas ediçoes que fizemos, dentre elas Pilsen (2x), Ale, Trapista, IPA, Premium Ale, Stout (Chocolate), Red Ale e Trigo. Fizemos ontem uma Porter (Café). Eu sempre fui auto-didata em minha área (desenvolvedor de software), assim como em meus quase 30 anos levantando peso estudando nutriçao esportiva e treinamentos, acho que nao seria diferente pra mim ter de buscar onde fosse, o estudo da arte de fazer cerveja. Nao era possível ter apenas Vassouras/RJ pra ir aprender a fazer cerveja. Bem, estudos a parte e comendo livros com "farinha", tenho me dedicado a estes estudos 24x7 para primar pela excelencia de um produto tao gostoso de beber. Ai vao algumas fotos para ilustrar um pouco, mas sem muitos detalhes sobre minha experiencia juntamente com o Betao meu irmao:

Brassagem e Fervura - Temos adotado tanto para as Lager quanto as Ales, o métido "rampa de temperatura", sendo pelo menos 4 desde o Mash-In até Mash-Out e variando os tempos de acordo com cada estilo. No início deu trabalho, mas a teimosia e o estudo ajudou a aperfeiçoar o método. Falarei futuramente sobre os vários métodos de brassagem existentes. A fervura tem menos segredos, mas deve-se observar os estilos para a adiçao de lúpulos e especiarias que nao estao em forma de graos. Os tempos sao fundamentais.

Fermentaçao - Da fervura a fermentaçao (primeira) toma-se muito cuidado em resfriar a cerveja (mosto) pois este é o momento onde pode-se contrair contaminaçao e perder toda sua produçao. Voce pode optar por baldes fermentadores (alimentícios) ou até mesmo o sifao de água que voce utilizou pra fazer a cerveja. Neste momento é interessante ter um densímetro para auxiliá-lo na mediçao do OG (Original Gravity). O mosto deve estar na temperatura próxima dos 20oC. No final da fermentaçao faz-se outra mediçao pra assim determinar a graduaçao alcoolica.

Pelas pesquisas que tenho feito decidi nao adotar o air-lock nos fermentadores. Podemos falar sobre isso também em outra postagem. Na primeira fermentaçao atente as temperaturas e tempos de cada estilo para garantir que as leveduras "comam o açucar" e produza "álcool" basicamente.




Maturaçao - Dependendo do tempo de fermentaçao, pode-se adotar uma segunda fermentaçao em outro fermentador. Aqui temos adotado uma fermentaçao mais longa (mas nao muito) e partimos direto para a maturaçao. Fazemos a maturaçao na garrafa, envasando a partir do término da primeira fermentaçao. Atualmente estamos nos dedicando para outros projetos que está relacionado ao embarrilamento em barris de alumínio ou post-mix e tonéis de carvalho. A limpeza e sanitizaçao sao muito importantes (assim com em todas as fase da fabricaçao da cerveja). Ao lado voce ve os escorredores de garrafas antes do envase para a maturaçao e descanso.
Como falamos em cerveja caseira, nao optamos por filtragem. Como ainda termos fermento na cerveja, ele próprio ajudará na criaçao do CO2 e aquela espuma que todos nós apreciamos. Neste momento utilizamos novamente o densímetro e fazemos a segunda mediçao onde teremos o FG (Final Gravity) e assim poderemos dizer quanto de álcool a cerveja possui. Postaremos futuramente falando sobre como desenhar uma cerveja mais ou menos alcoolica, mais ou menos encorpada, etc.





Finalmente, após alguns dias a gente pode desfrutar de uma cerveja artesanal de extrema qualidade, com os amigos é claro.




Abraços cervejísticos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário