Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

terça-feira, 10 de maio de 2011

CERVEJA ARTESANAL E FILTRAGEM - PARTE I - ENVASE

Existe um dilema entre os cervejeiros artesanais quanto a filtrar ou nao uma cerveja feita em casa. Quase todas as cervejarias comerciais filtram sua cerveja para que, além de ter uma aparencia cristalina e de sabor suave, seja produzida mais rápida. Por que filtrar ? A filtragem remove o fermento, taninos (responsável por sabor adistringente na cerveja a exemplo da casca de banana), e algumas proteínas que podem dar o chamado off flavor na cerveja. Estas impurezas e sabores tendem a desaparecer na fase de maturaçao da cerveja. A filtragem acelera esse processo em minutos ao invés de se esperar semanas. Entretando, como a filtragem ocorre normalmente após a primeira fermentaçao, para alguns cervejeiros artesanais, se isso for feito, mesmo adicionando o famoso priming (açucar invertido) para a maturaçao, a cerveja vai ficar choca, pois a filtragem retira o fermento restante utilizado para a criaçao de CO2, o gás carbonico responsável por fazer a tao desejada espuma. A única forma de se filtrar e engarrafar a envasar deve ser feita num barril e depois adicionar gás carbonico (artificialmente) e eventualmente a partir dai, engarrafar. A filtragem utiliza filtro muito fino com expessura em torno de 1 micron (0,001 milimetro). Abaixo de 0.5 corre-se o risco de extrair sabores da cerveja enquanto que acima de 5 microns com certeza o fermento irá passar. Dá pra se ter uma idéia do trabalho de um cervejeiro artesanal para utilizar o processo de filtragem (montagem, tempo, limpeza, custo, etc). Portanto, para quem produz cerveja artesanal dentro de casa, filtrar nao é um requisito impressindível/necessário. O mais importante é melhorar os processos que antecedem a fabricaçao da cerveja artesanal e mesmo ela ficando de aparencia turva, será sempre uma boa cerveja artesanal. Aliás, cerveja turva é, do meu ponto de vista, um adjetivo para uma cerveja feita em casa. Eu já tive alguma experiencia em filtrar cerveja artesal aqui através de uns processos rudmentares, nenhum ficou bom até agora.

2 comentários:

  1. Descobriu um bom meto-dodo para filtrar a cerveja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens, primeiramente me desculpe por não haver respondido antes. Fiquei sem postar e se recebi a comunicação no meu e-mail, devo ter passado desapercebido.
      Quando falamos em filtrar cerveja, entendo existir vários pontos que devemos levar em consideração, desde a fase de produção (brassagem) até a fase de envase/embarrilamento.
      Creio que você deva estar se referindo a filtrar a cerveja antes de envasar, certo ? Pra quem faz cerveja caseira, filtrar nessa fase seria complicado, mas se você possui post-mix, tem uma solução bem legal que pode ser encontrado no site da morebeer (Beer and Wine Plate Filter Kit). Utilizando 2 post mix, você consegue passar a cerveja não filtrada de um para o outro, e o sistema funciona. O pessoal da Bodebrown testou e é simples de se utilizar. Existe um outro no mesmo site (Beer and Wine Filtering Kit) que parece ser parecido, mas eu não tive ainda a oportunidade de testá-lo. Caso não tenha sido esta sua pergunta, ou tenha mais dúvidas, fique a vontade. Abs. Marcos

      Excluir