Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CERVEJA - AERAÇÃO E OXIGENAÇÃO DE MOSTO

Olá amigos!

Faz tempo que não temos postado por aqui. Realmente a falta de tempo andou nos impossibilitando, mas gostaria de passar uma informação muito interessante para os cervejeiros caseiros sobre aeração e oxigenação do mosto. E vamos falar em números aqui.

Dos métodos existentes para carregar oxigênio na cerveja para fermentação, aqui no Brasil os mais comuns são, a aeração (ou por agitação, sendo ela no sifão de água ou balde fermentador, ou utilizando uma bomba de aquário) ou então oxigenação direta com cilindro. Nos EUA existem outros equipamentos, mas não vem ao caso citarmos aqui

Mas o interessante é saber que oxigênio é fundamental para que o fermento trabalhe bem na fase de fermentação, melhorando sua atenuação e otimizando sua FG (Final Gravity).
Segundo o Microbiologista da Wyeast Labs, Greg Doss, é recomendado os seguinte valores:



Método de aeração:

8 ppm (partes por milhão), que equivale a 45 segundos de agitação intensa no sifão ou 5 minutos utilizando bomba de aquário. 
No caso da bomba de aquário, você vai precisar ainda de um micro-filtro e também uma pedra difusora.

Estes equipamentos são relativamente baratos e você encontra todos eles nas lojas especializadas de cervejeiros artesanais



Método de oxigenação:


Entre 12ppm a 20ppm, que equivale a por exemplo 1 minuto de oxigênio pelo cilindro (15 ppm).



Além do cilindro de oxigênio (hospitalar), você vai precisar de um regulador que pode vir acompanhado também de um manômetro.



Esse equipamento você também encontra fácil, mas ele é caro. 



Para quem possui produção caseira esse método não é necessário, pois tanto a agitação quanto a aeração com a bomba são suficientes pra dar oxigênio ao fermento




Lembre-se de que seja lá qual for o método escolhido, a sanitização de instrumentos que ficarão em contato com o mosto, é fundamental.

O link abaixo mostra uma comparação entre 3 métodos, sendo o primeiro isento de aeração, o segundo com intensa agitação de mosto e o terceiro com oxigenação.
Vale a pena conferir os números, indicando melhor atenuação e FG para o terceiro método.
http://www.youtube.com/watch?v=A734B5E1C3U&feature=related

Beba menos, beba melhor !

Nenhum comentário:

Postar um comentário