Qual é sua cerveja predileta?

E Qual é o carro que voce diria ser seu sonho de consumo?

Assim como nao existe a predileçao única de uma especialidade gastronomica, a gente pode falar sobre cerveja, carros e por que nao ... amigos também?

Aqui o interessante vai ser, juntar tudo e se divertir.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CERVEJA - FERMENTAÇAO – PARTE I

Fazer cerveja definitivamente não é uma ciência exata. Falar de fermentação é difícil, mas vamos dividir aqui algumas experiências além de conhecimentos adquiridos de gente que realmente conhece e faz cerveja desde a década de 80. Existem 3 fatores considerados os mais importantes para uma boa fermentação: 

- FERMENTO 
- NUTRIENTES DO MOSTO
- TEMPERATURA

FERMENTO
O fermento que será inoculado deve ter quantidade suficiente para garantir uma boa fermentação sendo em média 60 bilhões de células para aproximadamente 20 Litros de mosto. Um pacote de fermento seco, por exemplo, contem cerca de 6 bilhões por grama, vezes 11 gramas, dão conta do recado. Essa média varia de pendendo do estilo de cerveja, pois as mais fortes (como o caso de uma duppel ou barley wine) que tem mais de 1.055 de OG necessitam de mais fermento:
OG até 1055 – 60 a 120 bilhões
OG entre 1055 a 1065 – 120 a 180
OG 1065 a 1075 – 180 a 240
OG 1075 a 1085 – 240 a 300
OG 1085 a 1095 – 300 a 360
Acima de 1095 – 360 a 420 ou mais

NUTRIENTES DO MOSTO
Oxigênio é sem sombra de dúvida importantíssima para que o fermento faça sua tarefa e para isso aeração é necessária (falaremos sobre métodos de aeração posteriormente). Amino Ácidos, quando falamos deste nutriente, dificilmente haverá “pobreza” de proteínas para uma boa fermentação. Em contrapartida, quando se utiliza muitos adjuntos (ex. milho, arroz), mel, açúcar refinado, provavelmente o mosto não terá nutrientes suficientes para que o fermento crie células fortes (Lag time).

TEMPERATURA
O fermento deve ser inoculado quando o mosto chega a temperatura de pelo menos 27oC e não mais que isso, pois a fermentação primária por ser um processo exotérmico aquece mais do que a temperatura externa em função das atividades da fermentação. Não corra o risco de fazer uma ale que depois pode ficar com gosto de solvente, ou banana ou chiclete por esta razão. Para fermentação de ales, procure manter entre 18oC e 24oC durante a fermentação. Baixas temperaturas farão o fermento “dormir”. Para fermentação de Lager, não tenha em média as temperaturas de 7oC a 12oC.

Nas próximas postagens falaremos de outros fatores importantes como por exemplo, tipo de fermentação (alta e baixa) e suas implicações, temperatura x tempo, fases primária, secundária, indicadores de adaptaçao do fermento, tipos de fermentos, densidades, aeração, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário